Como São Paulo foi acolhido, orientado e batizado, ou seja, mergulhado na Trindade, os jovens recebem orientação dentro da espiritualidade Damascena, definida como DIVINA e TRINA TERNURA.
TUA FÉ TE SALVOU
PE JOÃO ROCHA
TUA FÉ TE SALVOU
SANTUARIO DIVINA E TRINA TERNURA. GUARAPUAVA PR BRASIL
INTRODUÇÃO
“Tive muita fama, pouca felicidade”. Assim DENNIS AVNER, cantor e ator, afirmou antes de suicidar-se no dia 5 de novembro de 2012. Passou por mil plásticas para encontrar uma identidade. Gato, tigre ... uma fera de terror. Símbolo de uma geração sem meta, sem projeto de vida, mas sempre à caça de mil aventuras.
JOHN LENNON cantava “Paz e Amor”, mas após a morte, o filho confessou a falta de coerência: “ O pai cantava - Paz e Amor -, mas em família era o nosso terror e ditador.” A falta de coerência inverteu os valores: não o ser e o amor, mas o aparecer, o ter, o prazer, o poder tornam-se deuses insaciáveis.
Não mais o poder do amor... mas o amor do poder.
O maior educador da história volta atual neste ano da fé: o Evangelho de Jesus de Nazaré é a melhor resposta aos anseios da humanidade. A vida levanta mil perguntas. O Mestre é a resposta e a terapia. Para desmascarar toda hipocrisia e comodismo, Jesus usa o paradoxo:
quem perde ganha,
quem divide multiplica,
quem morre ressuscita, quem silencia grita...
enfim, quem se esvazia do eu, mais se enriquece de Deus.
- Educar
Educar é um processo lento, mas fecundo.
Educar é a arte das artes. Neste ano da fé, precisamos redescobrir os inestimáveis tesouros do Evangelho. Percorrendo a profissão de fé formulada no Creio, encontramos o precioso alimento. Pedagogos de todos os tempos e de todas as ideologias se revezaram: uns educando no rigor das leis, outros no cômodo “deixa acontecer”. Nós cristãos, abertos a todos os valores de todas as escolas pedagógicas, teremos sempre como último referencial o Mestre de Nazaré . Leonardo da Vinci, na famosa última ceia, nos oferece o inevitável risco do educador. Num longo processo de paciência, após anos e anos, quando deveria colher os frutos do trabalho, não raramente o educador percebe o joio no coração do educando, mais abundante do trigo semeado.
Leonardo queria deixar por último da sua obra o mesmo Jesus, mas encontrado um modelo ideal iniciou a última ceia pintando o Mestre. E enfim, para criar um contraste, encontrou numa noite tenebrosa o modelo para Judas , um jovem desnorteado, maltrapilho e alcoolizado.
Levado no atelier, o último modelo caiu de joelhos diante da pintura, exclamando em soluços: “Anos atrás eu era Cristo, hoje sou Judas”. Em nós há dois inquilinos. Precisamos libertá-los. Ou libertamos o santo que está cochilando, ou soltamos o malandro sempre acordado. O Mestre advertiu: “O mal sai de dentro”. Educar à fé torna-se o maior projeto.
- Educar a fé
A nossa meta é passar todos os valores humanos, mas indo além. O conflito histórico entre a ciência e a fé tem solução. A fé sem ciência é cega. A ciência sem fé é aleijada.
Num célebre encontro entre um jovem e um velho lendo a Biblia, num trem de Paris, fluiu um diálogo curioso e sempre atual. o estudante iniciou com ironia:“ Vovó´, feche este livro. Hoje a ciência eliminou o espaço da religião e de Deus. Pretendo ser acadêmico da Academia de ciências” . O velho sorriu e respondeu:
“É exatamente o contrário. Mais me aproximo da ciência e mais me aproximo de Deus. Não é a ciência, mas a ignorância que nos afasta da religião e de Deus.”
-“Quem é o senhor que fala com tanta segurança?” Perguntou o jovem. O velho apresentou o seu cartão de identidade. E o jovem leu em voz alta: “ Pasteur, presidente da Academia de Ciências da França.”
- Para ficar de pé
A Bíblia repetidas vezes afirma:
“O justo fica de pé – o malvado não resiste”.O maior símbolo da resistência eram os famosos cedros do Líbano. O salmista com linguagem até irônica diz: “Passei e vi a palmeira viçosa e o cedro do Líbano. Voltei e já não tinha sinal do cedro. Tudo tinha sumido.” Educadores e psicólogos estão numa luta titânica para dar consistência aos seus educandos e pacientes. O Evangelho desmascarando hipocrisias e incoerência, nos indica o caminho. Só pode ser consistente quem é coerente: Vive o que diz, testemunha com a vida o que anuncia.
Carlos de Jesus volta atual com seu projeto ousado:“Quero gritar o Evangelho com a vida”
CARLOS DE JESUS
Assinar:
Postagens (Atom)
este site está ativo?
ResponderExcluir